sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DICAS DE MAKE DA MARIANA

PINCÉIS E SUAS FUNÇÕES


Olá meninas,
tudo bem com vocês?!
Primeiramente estou aqui para agradecer a oportunidade que a Camila, dona do blog, está me dando de apresentar um pouquinho do que eu sei sobre maquiagem aqui no blog. Então, OBRIGADA Camila, você não sabe como é importante para mim saber que faço a diferença mediante a tantas! Se Deus quiser meu blog sairá logo e também terá um espacinho seu lá viu!? Sua linda!

Vamos inaugurar meu espaço?!

DICAS DE MAKEUP DA MARIANA

Vou começar ensinando a vocês, para que existem TANTOS pincéis e para que cada um deles serve. Para facilitar, eu gosto de dividir por funções:






Vou dar diversas opções de cada um. Escolha um pincel de cada categoria, é tudo que você precisa. Tendo conhecimento, vá as lojas e escolha dentro das suas possibilidades!


1- Pincel de Blush Normal:  Esse é o meu preferido. O "gordinho" como gosto de chamar! rs . tem maquiadoras, ou até mesmo quem se maqueia apenas porque tem que ir apresentavel em algum lugar, que prefira o pincel chanfrado, esse segundo da foto. Mas, acho que ele te dá mais precisão e deixa o blush mais certinho e com cara de phyna , por isso , acabo usando para contorno.
Na hora de aplicar, eu pego um pouco de produto no pincel e dou pinceladas nas bochechas. Depois vou esfumando em movimentos circulares. Simples né?!
2- Pincel de Blush Chanfrado
 Esse pincel também é uma ótima opção, mas, uso ele para o contorno como já disse a vocês. Na hora de aplicar, eu pego um pouco de produto no pincel e dou pinceladas nas bochechas. Depois vou esfumando em movimentos circulares. 
3 e 4- Duo Fiber ou Duo Fibre: 
 Essas são as melhores opções para blush em creme. Aplicam e esfumam muito bem. Também gosto de usa-los para blushes mais pigmentados e ate mesmo para passar a base líquida, assim você consegue aplicar só um pouco e ir construindo a cobertura.
5 e 6- Kabukis: 
 Esse é uma opção perigosa. Eles aplicam muito produto! Então tem que tomar cuidado com a “chinelada na cara“. Eu gosto muito de usa-los para esfumar o produto, primeiro aplico com um pincel normal e depois venho com o kabuki esfumando! Acho mais seguro assim.






1 – Língua de gato   Esse é o pincel mais famoso e mais fácil de achar. Acho que todo mundo meio que começa com um desses, no começo a gente ama, depois descobre outro melhor e larga ele de lado. Ele é um pincel de cobertura alta, aplica bastante produto por que é bem firme, mas ele costuma deixar as linhas marcadas e se você não prestar bastante atenção pode ficar mal espalhado. A maioria das marcas tem e ele é muito fácil de encontrar em perfumarias e até farmácias.
O segredo de usa-lo é fazer X na pele. Você aplica base assim \ e depois assim /, vá fazendo vários X no rosto.
2- Língua de gato reto:  Esse é uma variação do língua de gato, só que o topo é reto. É basicamente a mesma coisa que o 1, eu não vejo muita diferença na hora de aplicar.
3- Duo Fibre ou Duo Fiber: Acho que esse é o segundo pincel de base que a gente geralmente compra. Ele deixa a pele com aspecto natural, a base linda e maravilhosa e a cobertura é leve. Ele é muito bom para o dia a dia ou para maquiagens quase nada. As vezes eu aplico a base com o língua de gato e uso ele só para dar acabamento sabe, esfumando? Sempre que você estiver com pressa, ou quiser que o acabamento fique bem perfeito, use-o!
Na hora de aplicar o mais indicado é dar batidinhas na pele para uma cobertura maior ou ir esfumando de leve com movimentos giratórios para uma cobertura mais leve.
4-  Kabukis:  Esses pincéis são uma revolução minha geeeente! Eles são meio que uma fusão do língua de gato que aplica bastante produto com o acabamento natural do Duo Fibre. Ele é bem denso, então aplica bastante produto, e como tem bastante cerdas espalha e deixa a pele linda e perfeita, de boneca! Mas tem que tomar cuidado para não aplicar base demais, as vezes a gente exagera e a pele acaba ficando pesada. Gosto desses pincéis mais para festas e dias onde quero minha pele perfeita. 
5- Esponjas: As esponjas são um excelente método de aplicação. Você pode deixar a base mais pesada ou mais leve com elas. São práticas e baratinhas. O grande problema delas é que elas são descartáveis – quer dizer, a gente reutiliza algumas vezes, tenta lavar, mas ela acumula sujeira facilmente, absorve muito produto e quando você lava você nunca consegue limpa-la completamente, o que ajuda a juntar fungos e micróbios. Na hora de aplicar dê batidinhas para uma cobertura muito pesada ou vá esfumando de leve com movimentos rotativos para uma cobertura média ou leve. Apesar dos pesares, eu costumo usar ela na hora de passar o pó compacto. Como gosto de cobertura matte, acho que é o deixa a pele mais sequinha.
6- Mãos:  Eu não acho que as mãos são o melhor método de aplicar base. Porque quem tem a pele oleosa como eu, geralmente vai sentir que com a mão, a base não adere nas mãos e isso me irrita! haha.  Apesar, delas se ajustarem ao contorno do rosto, e espalham com facilidade, você consegue construir a cobertura mais pesada ou mais leve, você não paga nada para utiliza-las haha. Mas, para quem está começando a usar base eu indico as mãos. Elas fazem camadas uniformes e você não precisa ficar atento e preocupado se está tudo espalhadinho. MAS antes de começar lembre-se: Lave as mãos! Se as mãos estiverem sujas ou suadas sua pele vai ficar oleosa e a base vai durar menos tempo!

                       
1- Língua de gato:  Esse é o pincel de corretivo clássico. Ele tende a ser bem pequeno e acho que ele é bom para corretivar áreas pequenas como espinhas, mas quando você vai usar em olheiras dá bastante trabalho.
Na hora de aplicar sempre dê batidinhas. Se você esfregar o pincel de um lado para o outro vai acabar tirando a base, primer ou o que estiver embaixo.
2- Língua de gato médio:  Quando descobri esse pincel médio fiquei apaixonada e larguei completamente o pequeno. Como ele tem a ponta bem fininha você consegue usa-lo para corretivar espinhas, mas também funciona melhor nas olheiras.
3- Língua de gato grande:  Você também pode usar o pincel língua de gato de base para essa função. Eu usei ele muito tempo, sou preguiçosa e ele espalha com facilidade o corretivo e sem deixar marcado, para os dias de pressa ele ainda me salva, mas só serve para olheiras ou manchas grandes. Como o pincel é bem grandinho, não é indicado para aplicar corretivo em espinhas. Ele acaba espalhando produto demais e não adianta nada.
4- Precision Kabuki:  Esses pincéis são maravilhosos, eles corrigem a área aplicando corretivo precisamente, aplicam bastante produto e ainda esfumam para não ficar artificial. Tem vários modelos, e o ideal é você achar um que se encaixe perfeitamente na área onde você mais tem dificuldade. Exemplo: Pergunte-se: Para que eu quero um pincel de corretivo? Que tipos de manchas eu mais tenho? Sardas? Espinhas? Olheiras?
Baseado nisso você pode olhar os formatos de pincéis disponíveis e imaginar qual se encaixa mais para o que você precisa.
Na hora de aplicar vá dando batidinhas e colocando o corretivo em cima da mancha/espinha. Depois vá fazendo movimentos rotativos nas bordinhas do corretivo, para esfuma-lo.
5-  De esfumar sombra: Essa descoberta foi uma euforia para mim!. Eu amo usar pincéis de sombra para aplicar corretivo, esses bem fofinhos de esfumar. Eles aplicam a quantidade necessária de produto e deixam o acabamento perfeito. Como são muito macios e gentis são ótimos para a pele delicada ao redor dos olhos.
6- Esponjas:  Esponjinhas sempre funcionam muito bem, ainda mais com produtos líquidos. Na hora de aplicar vá dando batidinhas e acertando a cobertura desejada. 
7- Dedos:  Use o dedo anelar, ou seja, o dedo da aliança para aplicar corretivo. Vá dando batidinhas e assentando o corretivo. O dedo anular é bem gentil e suave, então não vai machucar ou irritar sua pele. Você consegue controlar a pressão para um acabamento mais pesado ou mais leve.


               
1- Pincel de Pó Normal:  Esse pincel é bem fácil de encontrar, e você consegue escolher o tamanho ideal para o seu rosto. Eu recomendo que o tamanho do pincel não seja absurdamente grande, por que te tira a precisão de aplicar mais pó em um lugar e menos pó em outro.
Na hora de aplicar você pode ir fazendo movimentos circulares para esfumar bem, ou aplicar com batidinhas para colocar mais produto.
2- Pincel de Pó com a ponta fina:  Esse é um pincel legal para contornar o rosto ou aplicar pó em áreas mais específicas. Você consegue controlar bem a quantidade e intensidade, mas tem que ir aplicando com cuidado para que isso aconteça.
3- Duo Fiber ou Duo Fibre:  Sabe aquele pó muito grosso e pesado que deixa sua maquiagem super artificial? Experimente aplicar com o Duo Fibre. Ele aplica bem menos produto, e controla muito mais a plicação. Quando eu quero usar base em pó para finalizar a make aplico com ele e fica perfeito!

4 e 6- Kabukis:  Aqui você tem que tomar muito cuidado. Os kabukis aplicam muito produto e você corre o risco de ficar com muito pó no rosto. Eu gosto muito de usa-los para aplicar base em pó, acho que o acabamento fica bem legal, mas bem pesado também. 
5- Esponjas:  Aqui você tem que tomar cuidado extremo. As esponjas aplicam muito produto e na maioria das vezes deixam com aspecto artificial. Muito cuidado para não pesar a mão! Apesar de tudo, ADORO usar as esponjinhassss! 


Aqui só é legal investir SE você realmente usa iluminador, por que tem gente que não gosta ou não tem o costume de usar, então, para que ter um pincel para ele não é mesmo?! rs
É sempre o mesmo método de aplicação é o mesmo para todos os pincéis: eu pego um pouco de produto no pincel e vou concentrando o brilho no local desejado. Depois vou esfumando em movimentos circulares.
1- Pincel de Contorno Pequeno:  Esse é uma opção legal para quem gosta de contornar o alto das maçãs e o nariz. Ele não aplica muito produto, e é ótimo na hora de esfumar.
2-  Pincel Pontudo Pequeno:  Esse é basicamente a mesma coisa do anterior, mas com uma ponta fininha. Te dá mais precisão na hora de aplicar, e para esfumar é só pressionar mais o pincel. Dá para você construir a cobertura bem facilmente e é bem indicado para quem não tem prática e quer usar com moderação.

3 e 4- Duo Fiber ou Duo Fibre Apesar desses pincéis não te darem muita precisão, eles aplicam pouco produto. São muito indicados principalmente para iluminadores em creme.

5 e 6- Pincéis de esfumar sombra:  Essas são ótimas opções para quem gosta de precisão e não quer ter que comprar um pincel só para iluminador. Eu uso sempre para contornar o nariz e o queixo, e até nas maçãs do rosto as vezes. Mas tem que prestar atenção no esfumado para não ficar tudo marcado!

1- Pincel de Blush Chanfrado:  Esse é uma opção bem legal de contorno. Difícil é arrumar um pincel desse que encaixe no “ossinho da bochecha” eu sempre acho todos muito grandes. É bom que esfuma bem, mas acho que falta precisão nessa hora.
Na hora de aplicar vou colocando a cor com calma e construindo a cobertura aos poucos. É bom você primeiro colocar a cor no rosto dando batidinhas, depois limpar o pincel e ir esfumando e tome cuidado para não deixar marcado ok?!
2- Pincel de Contorno Pequeno Essa ferramenta é bem legal para quem quer precisão. Você consegue contornar o ossinho das bochechas muito bem com ele, mas depois é melhor pegar um pincel maior para esfumar. Também é uma ótima opção para contornar o nariz.

3- Pincéis Pontudos:  Esses pincéis te dão precisão, você consegue ir construindo a cor bem direitinho, e depois você pode apertar mais o pincel para esfumar. Acho muito fácil contornar com ele.
4 e 5- Kabukis:  Novamente, esses pincéis são um perigo. Eles aplicam cor demais e as vezes você acaba “exagerando” na medida. O número 5 é mais fácil de controlar a cor e o esfumado, então se você vai comprar algum para contornar o rosto, recomendo que seja o modelo do 5.
6- Precision Kabukis:  Essas são ótimas opções, trazem os mesmos prós e contras do Kabuki grande, mas te dão precisão o suficiente para contornar o nariz e áreas menores.
7 e 8- Pincéis de esfumar sombra:  Esses pincéis são ótimos para quem quer precisão e não quer “pesar na mão”. Eles são bem macios, aplicam menos cor que os Precision Kabukis e esfumam mais! Recomendo para as iniciantes.

1- ♥ Large Shader:  Esse é um dos meus pincéis preferidos de aplicar sombra. Eles são de fibras naturais mas bem durinhos e firmes. Aplicam bastante cor e deixam ela bem concentrada. Em compensação tem que caprichar no esfumado para não deixar marcado. Eu AMO trabalhar com cores intensas e escuras com esse modelo. Também uso para aplicar glitter.

2- Eye Shading:  Esse pincel é mais macio e ele aplica menos sombra que número 1, mas em compensação já deixa um look mais esfumadinho e com bordas menos duras. Eu gosto de usa-lo no dia a dia, aquela correria, nem sempre dá tempo de você trabalhar no esfumado.
3- Short Shader:  Esse pincel é legal para aplicar sombra embaixo do olho ou para esfumar delineador. Também uso quando quero uma sombra bem concentrada no côncavo, mas para isso prefiro até outros pincéis.
Na hora de aplicar a cor, vá dando batidinhas.
4- Pencil:  Esse é um pincel de detalhes. É excelente para fazer um concavo muito marcado. Também uso para esfumar o delineador, aplicar sombra no cantinho interno ou na parte de baixo dos olhos. Ele aplica cor e esfuma um pouquinho.
5 e 6- Pincéis de Corretivo:  Existe alguns pinceis de corretivo que podem ser usados tambem para a aplicação de sombras! Acontece que os pincéis de corretivo são bem firmes e durinhos, quando quero uma make bem pesada não tem opção melhor. Eles aplicam bastante cor e são maravilhosos com sombra em creme, paint pots, primer para olhos, etc. Eu AMO trabalhar com cores intensas e escuras com esse modelo. Também uso para aplicar glitter. Eles se assemelham muito ao modelo 1 mas são de cerdas sintéticas.


O método de aplicação é o mesmo para todos os pincéis: Vá fazendo movimentos circulares DE LEVE, e se a cor estiver muito intensa, experimente limpar o pincel e esfumar mais.
1-  Pincel de Esfumar Redondo:  Esse é um pincel bem versátil. Ele é mais compridinho e mais fino que os outros e encaixa direitinho no côncavo. É o meu preferido ever para esfumar.
2- Pincel de Esfumar Esse é bem parecido com o modelo anterior, mas ele é “chatinho” ou seja, tem um lado que é prensado. O legal desse pincel é que se você tem um côncavo pequeno, como um lado é achatadinho, ele entra ali perfeitamente. 
3-  Pincel de Esfumar com ponta fina:  Esse pincel é o amigo da precisão. Ele coloca a cor no côncavo exatamente, e para esfumar é só apertar um pouco mais o pincel. Se você tem olhos/côncavo pequeno ou é japonesa, invista nesse que você não vai se arrepender!
4- Pincel Grande de Esfumar Esse é um pincel para pessoas de olhos grandes. Ele é legal para fazer um esfumado bem grande, mas eu acho que quando você usa ele acaba deixando tudo muito esfumado e acabando com as cores. 
5- Pencil/Lápis:  Esse pincel te dá mais precisão que o número 3, mas em compensação não esfuma muito. 
6- Chanfrado:  Esse é uma opção bem legal também. Eu usei apenas uma vez,  gostei muito dele por que acho que ele encaixa direitinho no côncavo e te dá liberdades de aumentar ou diminuir o esfumado sem ficar trocando de pincéis. 

Antes de tudo: CALMA E PACIÊNCIA!
1- Delineador Pequeno:  Esse é o meu atual pincel chanfrado favorito. Tem que ter um pouco de prática e paciência para usa-lo, se não sai tudo borrado.  Na hora de lavar esse pincel tem que ter MUITO cuidado e lavar com todo o carinho do mundo se não ele estraga rapidinho.
2- Delineador:  Já usei uma vez mas, tudo que eu fiz com esse pincel fica mega enorme, não vejo muita precisão nele.
3- Chanfrado:  Esse é um dos pincéis mais fáceis de aplicar delineador. Eu sempre indico ele para quem não tem prática ( as vezes eu mesma uso ele! hahahahahaha. EU acho que ele é um dos melhores pincéis para iniciantes que estão aprendendo a delinear. Depois de um tempo você desencana dele por que o número 1 te dá mais precisão e você sente falta disso com o tempo.
4- Flat Definer:  Esse é uma opção parecida com o chanfrado. Eu gosto dele para aplicar sombra em cima do delineador ou dar uma esfumada na bordinha dele.
5- Short Shader:  Esse pincel serve mais para esfumar do que delinear. 
6- Pencil:  Esse pincel serve basicamente para a mesma coisa que o de cima. Esfumar o delineador. Acho que ele te dá mais precisão que o outro.

Enfim meninas, espero que consigam identificar qual é o pincel  que você REALMENTE precisa ter. Se for como eu, compulsiva por pinceis, já deve ou vai ter toooooooodos! hahaha. Sério gente, isso é um VICIO! Tenho pincel que tenho dó de usar, acreditam!? Principalmente  os com cerdas branquinhas! Espero que tenham gostado  do meu primeiro post aqui no blog da Camila meninas, dúvidas e sugestões não hesitem em perguntar ok!?

Ps: as montagens e pedaços do texto, retirados do blog: eaibeleza.com

Até a próximaaa!
Mariana Oliveira