quarta-feira, 10 de junho de 2015

COLUNA DA SÁ: OS 4 TIPOS DE TPM

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Sabe aquela sensação de que o mundo vai acabar? Então, essa é a famosa TPM, também chamada de síndrome disfórica pré-menstrual, que atinge aproximadamente 75% das mulheres.
Realizar um tratamento hormonal e comer os alimentos certos podem ajudar a combater o problema. Porém, para reduzir 
os mais diversos sintomas, como ataque de nervos, gula e até depressão, e acabar com as crises, é necessário descobrir qual é o seu tipo de TPM. 
Ao todo são quatro tipos que se diferem pelos diferentes e sintomas. 

Vamos conhecer:

Tipo A

Além da ansiedade, a mulher que for do tipo A pode apresentar tensão nervosa, oscilações no humor e irritabilidade.

Nesse caso, é recomendado que se evite bebidas alcoólicas, café, chocolate e refrigerantes à base de cola. Para ajudar no combate dos sintomas é recomendado incluir na dieta alimentos ricos em vitamina B6 - pães integrais, atum, soja, lentilha, banana, batata e feijão.
Outro recurso para amenizar as tensões é a pratica de exercícios físicos, como alongamento.

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Tipo C

As mulheres tipo C podem sentir dores de cabeça, muita vontade de comer doce, palpitações, cansaço e tontura.
Nesse caso, é recomendado que se evite açúcar, álcool, chocolate e frutas muito doces. 
Para ajudar no combate dos sintomas é indicado que a dupla “proteína e carboidrato complexo”, como pão integral com peito de peru, entrem na dieta. 
Além disso, o consumo de frutas secas com castanhas pode desacelerar a absorção de açúcar.
Outro recurso no combate às dores de cabeça é a prática de hidroginástica, natação e caminhada.

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Tipo D

As mulheres do tipo D podem apresentar estado depressivo, insônia, ansiedade e crises de choro, por isso, é indicado que se evite 
bebidas alcoólicas e laticínios. Para combater os sintomas é recomendado que se acrescente na dieta cafeína, que pode levantar o astral das mulheres que ficam muito deprimidas antes de menstruar. Além disso, a prática de capoeira, dança e lutas marciais podem ajudar a reduzir as crises.

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Tipo H

Os sintomas da TPM de mulheres tipo H são
a retenção de líquidos, o inchaço e seios doloridos. Diante disso, não é indicado a ingestão de laticínios e sal. Para ajudar no combate, é recomendado que se inclua na dieta frutas, folhas e legumes diuréticos, como melão, agrião, abacaxi, pepino,melancia, salsinha e alcachofra. 
Além disso, água de coco e chá de ervas também são ótimas opções. Outro recurso no combate aos sintomas é a prática de caminhada, hidroginástica e natação.

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*Imagens: Pesquisa Google

E se você quiser relaxar pra passar por esse momento com mais tranquilidade, pode fazer uma sessão de Massagem Relaxante e até mesmo de Drenagem Linfática, já que esta, elimina os inchaços e amenizam os transtornos da TPM.
Mas em um próximo post falarei mais sobre isso.

Dúvidas ou sugestões, entre em contato comigo pela fanpage da Clínica Sabrina Matthes (AQUI) ou então pelo fone (16) 3911-4075

Beijinhos e até a próxima.